JAMELÃO (Jambolão)



Nome científico: Syzygium cumnii 

Nativo da Índia, o jambolão adquiriu uma série de nomes curiosos como joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (na Bahia) ou guapê (no Paraná).

Árvore bem ramificada que pode alcançar os 10m de altura, possui folhas bem verdes, lisas e brilhantes. As flores brancas ou de cor creme são formadas por inflorescências de pétalas arredondadas, em forma de capuz. Os frutos têm formato parecido com azeitonas, mas de consistência macia e sabor suave que pode ser apreciado in natura ou em receitas. A película roxa solta pigmento capaz de manchar, por isso é comum que crianças colhendo jamboão voltem com a roupa e as mãos roxas! 

Na medicina popular suas partes constituintes podem ser utilizadas para vários fins, como para o combate de inflamações, flatulências, gota e alergias; controle do diabetes e hipertensão; cura de cólicas e quadros diarreicos. Isso porque são ricas em substâncias com potencial antioxidante, como flavonoides, taninos, antocianinas e outros constituintes fenólicos. Pesquisas recentes apontam que o extrato das cascas tem capacidade em potencial de destruir células cancerígenas.



Fonte: https://www.jardimexotico.com.br/

Comentários