AMORA SILVESTRE


A amora é fruto da amoreira silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.
A amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais. Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.
O nome cientifico na amora-silvestre é Rubus fruticosus.
Propriedades da Amora
A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, previne a osteoporose e diminui o risco de doenças cardíacas.

Modo de uso da Amora

As partes utilizadas desta planta medicinal são: As folhas, flores, frutos e raízes.
  • Chá das folhas de amora: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas da amoreira para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para tratamento de diarreia e cólicas menstruais, ou aplicar esse chá diretamente nas feridas para facilitar a cicatrização. Este é um ótimo remédio caseiro para herpes ou cobreiro.
  • Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar.
  • Tintura de amora: Colocar numa garrafa escura 500 ml de Vodka (de 30 a 40º) e 150 g de folhas secas da amoreira. Deixar descansar por 14 dias, agitando a mistura 2 vezes por dia. Depois dos 14 dias de descanso coe a mistura e mantenha-a bem fechada num recipiente de vidro escuro, ao abrigo da luz e do calor. Para tomar basta diluir 1 colher de sopa desta tintura num pouquinho de água e beber a seguir. Recomenda-se tomar 2 doses desta por dia, uma pela manhã e outra à noite.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites.

Informação Nutricional

ComponentesQuantidades por 100 g de amora
Energia61 calorias
Carboidrato12,6 g
Proteínas1,20 g
Gorduras0,6 g 
Retinol (Vitamina A)10 mcg
Vitamina C18 mg
Cálcio36 mg
Fósforo48 mg
Ferro 1,57 mg

Efeitos colaterais da Amora

O consumo de grande quantidade de amora pode causar diarreia.

Contraindicação da Amora

O chá de folhas de amora deve ser evitado na gravidez.

FONTE: https://www.tuasaude.com/amora/

Comentários