O SOL

O SOL | Nosso Astro Rei


Em primeiro lugar, é preciso entender que as Estrelas são corpos celestes que têm luz própria e são como esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares que, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Na nossa galáxia, a Via Láctea, existem bilhões de estrelas, sendo que o Sol é uma destas.


O SOL | Características



Nosso Astro Rei, o Sol, foi constituído há cerca de 4,6 bilhões de anos. Com uma massa 332.900 vezes maior do que a da Terra e um volume 1.300.000 vezes maior que o do nosso planeta, ele é composto basicamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), entre outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio. A composição varia conforme a zona, havendo diferentes concentrações dos gases no núcleo e na superfície solar, que possui uma temperatura aproximada de 6,1 mil graus Celsius e aumenta em direção ao núcleo onde atinge cerca de 15 milhões de graus Celsius.

O SOL | O Centro do Sistema Solar


O Sol está no centro do Sistema Solar e todos os planetas giram a seu redor, cada um com um período diferente. Ele é o responsável pelo suprimento de luz e energia necessárias para a existência de vida na Terra. Ele é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite , sendo que a diferença é a distância em relação à terra, já que as outras estrelas estão muito mais longe do nosso planeta, por isso parecendo apenas pontinho luminosos no céu. O Sol está há 8 anos/luz de distância da Terra, ou seja, sua luz demora oito minutos e 18 segundos para chegar até aqui.

O SOL | Curiosidades

Cores Incríveis: Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecido como aurora boreal (região norte) ou aurora austral (região sul).

Todo Poderoso: Os povos antigos consideravam o Sol um deus. Para os gregos e romanos, por exemplo, ele era Hélios, que percorria o céu em sua carruagem e levando calor e luz para os humanos.  Os egípcios, astecas, incas, maias e outros, reverenciaram os movimentos do Sol e da Lua e os registraram em rochas e monumentos.

Calendários e monitoramentos de estações foram elaborados com base no movimento da luz solar. O homem acreditou que o Sol era o centro do universo.


Comentários