Um dos segredos para o sucesso do cultivo em solo (substrato/terra) ou hidropônico (Água) é a formulação de uma "dieta nutritiva" que garanta um desenvolvimento máximo com custo mínimo. Além disso, existem inúmeros fatores que influenciam a absorção dos nutrientes necessários.
Entre eles, destacam-se:
- espécie,
- variedade ou cultivar,
- estágio de desenvolvimento,
- parte da planta a ser colhida,
- fotoperíodo,
- temperatura e
- intensidade luminosa a que a planta está submetida.
As diferentes espécies e variedades de plantas têm diferentes necessidades de nutrientes, particularmente nitrogênio, fósforo e potássio. A alface e outros vegetais, em que a parte comerciável são as folhas, geralmente, necessitam de maior quantidade de nitrogênio que aqueles em que se comercializam os frutos.
NUTRIENTES NECESSÁRIOS
São 16 os elementos essenciais às plantas.
- Três são nutrientes não-minerais: C (Carbono), H (Hidrogênio) e O (Oxigênio), os quais são incorporados pelas plantas através da água (H2O) e da atmosfera (CO2).
CARBONO
HIDROGÊNIO
OXIGÊNIO
- Treze são nutrientes minerais, absorvidos pelas raízes das plantas. São divididos em dois grupos:
Os macronutrientes (absorvidos em maior quantidade): N (Nitrogênio), P (Fósforo), K (Potássio), Ca (Cálcio), Mg (Magnésio) e S (Enxofre);
Os micronutrientes (não menos importantes, somente absorvidos em menores quantidades): B (Boro), Cl (Cloro), Cu (Cobre), Fe (Ferro), Mn (Manganês), Mo (Molibidênio) e Zn (Zinco).
Além de água potável e de poço artesiano, pode-se utilizar água da superfície e água recolhida das chuvas. Um importante parâmetro da água que deve ser considerado é a sua condutividade elétrica. Ela deve ser inferior a 0,5 mS/cm, porém este valor pode variar de acordo com o tipo de planta.
Comentários
Postar um comentário